Pesquisa de Percepção de Cultura de Segurança do Paciente

“Errar é humano”

A segurança do paciente deve ser considerada como um pré-requisito da assistência e constitui temática essencial diante do atual cenário de crescimento das demandas de assistência à saúde e do aumento do nível de complexidade nos diferentes âmbitos dos serviços de saúde. A preocupação com a segurança do paciente foi reafirmada com a publicação do relatório “Errar é humano” pelo Instituto de Medicina nos Estados Unidos, que estimou a ocorrência anual de 44.000 e 98.000 mortes de pacientes nos hospitais, ocasionadas por erros associados à assistência à saúde que poderiam ser prevenidos

Pesquisa de Cultura de Segurança do Paciente

A pesquisa possibilita avaliar a cultura de segurança a nível individual, por unidade/setor hospitalar e do hospital como um todo. São elegíveis a responder o questionário os profissionais que têm contato direto ou indireto com os pacientes, e que dedicam a maior parte de suas horas de trabalho no hospital, não se restringindo exclusivamente aos profissionais de saúde. Ele oportuniza diversos usos:

  • Identificar áreas cuja cultura necessita melhorias;
  • Avaliar a efetividade de ações implementadas para melhoria da segurança ao longo do tempo;
  • Possibilitar benchmarking interno e externo, auxiliando a organização a identificar como sua cultura de segurança difere da cultura de outras organizações; e
  • Priorizar esforços de fortalecimento da cultura, identificando suas fragilidades.

Ele é considerado um instrumento válido, confiável, eficiente e um dos instrumentos mais utilizados mundialmente para mensurar cultura de segurança do paciente. 

Por que realizar a pesquisa conosco?

O conjunto de perguntas pode ser categorizado e cada resposta leva a um resultado diferente. Ao todo são 53 perguntas que quando confrontadas da maneira correta demonstra se o respondente omitiu ou mistificou alguma informação importante. Isto faz toda a diferença, garante maior proveito dos resultados da pesquisa e possibilita a tomada de decisões assertivas para sua instituição.

1. Captamos os dados

Fase de coleta de dados onde os profissionais respondem o formulário. A pesquisa pode ser respondida por um computador, tablet ou pelo próprio celular.

2. Superintendemos a informação

Com uma análise minuciosa de cada pergunta e resposta, transformamos os dados em informação e a informação em melhoria.

3. Trabalhamos o relatório

Trabalhamos num relatório específico para a empresa. Neste relatório, incluímos uma comparação com os dados da AHRQ (Agency for Healthcare Research and Quality).

4. Entregamos resultados

Identificamos anomalias com exatidão.

Processo 80%
Comunicação 56%
Atitude/Cooperação 65%
Liderança 42%
Estrutura 40%
Dimensionamento 55%
Clima 35%
Treinamento/Capacitação 69%
Engajamento da Família 63%
Segurança Ocupacional 72%

Monitore tudo em tempo real

Nossa plataforma permite que você monitore o andamento da pesquisa e os resultados em tempo real.

Acesse por um celular, tablet ou computador. Onde estiver, quando quiser.

Contratação do Serviço

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